Colorir por Conexão
O projeto “Colorir por conexão” é uma pequena homenagem do Governo do Paraná, por meio do Centro Juvenil de Artes, em parceria com a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná à importante formação artística infanto-juvenil de nosso Estado.
Com esse caderno de desenhos, feitos por artistas convidados pela APAP, esperamos que crianças e jovens, por meio do colorir de uma superfície em branco, expressem sua identidade, revelando cores, traços e preenchimentos de preferência, em um exercício de libertação. Que possam reviver memórias afetivas que vêm desde o cheiro do lápis de cor até a emoção do preenchimento do próprio vazio.
Esse material busca reforçar o papel da cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento da sociedade, formando e lapidando quem com ela tem contato. A arte como função social pode salvar vidas, chamando a atenção para a importância do equilíbrio emocional, da reabilitação cognitiva, da coordenação motora e da orientação espacial. Que essas simples atividades possam auxiliar famílias por todo Paraná a enfrentarem o período de distanciamento social necessário contra a pandemia de coronavírus que vivemos.
Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto
Diretor do Centro Juvenil de Artes
Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná